sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Acupuntura para dependência química


Atualmente o tratamento para dependência química, ganhou mais um alíado a "ACUPUNTURA". Seus benefícios são reconhecidos pela Organização mundial de saúde (OMS).
OBJETIVO DO TRATAMENTO:
- Buscar o equilíbrio energético do organismo;
- Diminuir a ansiedade(reduzir a vontade de usar droga;
COMO É O TRATAMENTO:
Existe várias técnicas dentro da acupuntura que podem ser usadas.
- Acupuntura sistêmica: É colocada em pontos específicos do corpo as agulhas,que causa uma estimulação nos hormônios cerebrais que vão liberar substâncias como a endorfina, que proporciona sensação de prazer e bem-estar, sem a necessidade de consumir drogas. Alguns pacientes relatam que ficam mais tranquilos, sereno, e não precisa buscar outras fontes de prazer.
- Auriculoterapia: é a colocação de sementes em pontos na orelha. Essa técnica também apresenta os mesmo efeitos.
Os benefícios são evidentes principalmente nas crises de abstinência. A acupuntura ajuda a aliviar os sintomas da abstinência, como calafrios, taquicardia, suor e inquietação, explica Morinaka.
OBS: Como todo e qualquer tratamento para dependência química, é necessário que o paciente esteja disposto a mudar seus hábitos e queira largar o vício. Não adianta a família obrigar a pessoa a se submeter a esse tratamento.
Para o tratamento ser completo, o melhor tratamento é o multidisciplinar, onde o dependente químico também tem atendimento com psiquiatra, psicólogo, educador físico e nutricionista.